Espaços

Espaço Lago Oxum Miuá

Por Obá Kalofe Sèrgio de Xangô

A religião africanista é fundamentada na relação do ser humano com a natureza, os reinos animal, vegetal e mineral. Toda a pessoa que se inicia, aprende a amar essa relação no seu dia-a-dia, e consegue enxergar as manifestações dos Orixas na natureza.Tendo essa consciência tem uma postura diferente diante dos fenômenos naturais, pois olha com amor as pedras, as folhas, as plantas, as árvores, os rios, que ao olhar de outra pessoa, passa despercebido como algo sem vida.

E através dos Orixas que nos religamos nos mistérios do sagrado. Para manter o equilibrio, fazemos as oferendas (ebós), o africanista sempre cultuou as forças sobrenaturais que estavam presentes na natureza..

Para o povo yoruba, cada elemento da natureza tem suas divindades, que tem o poder do controle sobre as forças naturais, as águas doces, trovões, matas … Aqui no Ilé Ase Oba Ina Sango A-godo possuímos o lago, que foi batizado de Oxum Miuá, onde colocamos nossos tabuleiros de misericóirdia, não precisamos sair do Ilé para realizar nossas obrigações religiosas e não poluimos a natureza ou o lago.

Nunca é colocado plástico, papel ou vidro nas oferendas de forma que a natureza e a
beleza do local são preservadas sempre.

 

3 ideias sobre “Espaços

  1. parabéns pela maravilhosa obrigação.
    e pelo lindo xire que xango aprimore a cada
    dia sua sabedoria….beijos e abraços e um bom axÊ

  2. Sergio, tudo bem? sou seu irmão de religião , a tempos procuro você nas redes sociais, depois da festa na sua casa em 2009 nunca mais tivemos contato.Se puderes pode adicionar minha filha no facebook- Fernanda Zangalli de Farroupilha.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *